Quando devo realizar os testes de ATP
Idealmente, o teste ATP deve ser realizado após a limpeza, mas antes da desinfecção. Como os desinfetantes são menos eficazes quando os resíduos do produto estão na superfície, é melhor remover todos os ATP antes da etapa de desinfecção. Em algumas instalações, não é possível realizar testes após a limpeza. Nesses cenários, o teste após a desinfecção é aceitável. A maioria dos desinfetantes não afetará os dispositivos de teste ATP da Hygiena e se a concentração adequada e o tempo de moradia forem seguidos, não deve haver interferência dos desinfetantes.
O que é RLU?
RLU significa Unidade de Luz Relativa e é a unidade de medição utilizada na bioluminescência. Quando um cotonete de teste é ativado, ocorre uma reação bioluminescente que gera uma saída de luz. Os luminômetros medem e quantificam essa luz com uma saída RLU. Como os fabricantes usam diferentes tecnologias de sensores e algoritmos para somar fótons, as medições de RLU variam de sistema para sistema. No entanto, como a reação de bioluminescência da ATP é linear, quanto mais ATP estiver presente, mais luz haverá. Isso torna mais fácil comparar sistemas. (Comparar os valores de RLU é como comparar Fahrenheit e Celsius; são duas escalas diferentes para a mesma temperatura.).
A relação entre a quantidade de ATP na amostra e a leitura do resultado da RLU no luminômetro é simples:
Alta contaminação (limpeza inadequada) = Grande quantidade de ATP = Mais luz produzida na reação = Leitura de Alto RLU no SystemSURE Plus ou EnSURE
A limpeza adequada resulta em menos ATP no lugar. Menos ATP resulta em uma saída de luz mais baixa durante a reação bioluminescente e, consequentemente, uma leitura RLU mais baixa.
O que significa ATP?
ATP, com sua sigla em inglês Adenosin Tri-Phosphate, é uma molécula de energia universal que está presente em células vivas e em matéria orgânica ou sujeira.
Quanto maior a quantidade de ATP pode ser inferida que há microrganismos ou muita sujeira, isso afeta a segurança dos alimentos que passam pela superfície, e se houver muita matéria orgânica, existe a possibilidade de que o alimento que passa pela superfície esteja contaminado.
Todo alimento contém ATP?
Como a ATP está presente em toda matéria orgânica, todos os alimentos contêm ATP em diferentes níveis. É por isso que os testes de presença ATP são a maneira preferida de medir a limpeza da superfície e amostras de água. Alimentos altamente processados, como o óleo, terão pouco ou nenhum ATP.
Como funciona a bioluminicência?
Bioluminescência é resultado de uma reação bioquímica e da ciência por trás do teste de triagem da ATP de Hygiena. A reação inclui os seguintes elementos:
- Enzima luciferase: naturalmente presente em vagalumes ou fabricado sinteticamente
- Adenosina triptosfato (ATP): a molécula de energia de todos os organismos vivos
- Oxigênio- um catalisador
- Luciferina: uma molécula que sofre uma carga química quando fixada por uma enzima.
ATP + Luciferin + Luciferase + O2 == Saída de luz
A reação ocorre em duas etapas: o substrato é combinado com ATP e oxigênio, que é controlado pela enzima. A energia química do passo 1 excita uma molécula específica (a combinação de luciferina e luciferase). O resultado é uma decomposição que se manifesta como emissão de fótons ou produção de luz. A luz é simplesmente um subproduto da reação química e não depende da luz.